Fernando de Noronha - Projeto Tamar protege 900 mil tartarugas marinhas
Quem Somos Fernando de Noronha Fotos de Fernando de Noronha Hotéis e Pousadas em Fernando de Noronha Pacote Fernando de Noronha Reservas em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha - Fotos, Passeios, Pousadas, Hoteis, Central de Reservas, Mergulho, Trilha, Mapa da Ilha, Restaurantes
Quer viajar para Fernando de Noronha pagando pouco? Dê seu lance e participe.Fechar

A Ilha de Fernando de Noronha

Resumo
Agitos Noturno
Asp. Histórico
Asp. Científicos
Automóveis
Aviação
 
Calendário
 
Clima em Noronha
 
Combustível
 
Correios
 
Dicas
 
Energia
 
Expedição Noronha
 
Hotéis/ Pousadas
 
Jornais
 
Lua de Mel
 
Mapa da Ilha
 
Mergulho Noronha
 
Notícias
 
Onde Comer
 
Praias e Baías
 
 
Passeio de Barco
 
Passeios na Ilha
 
Pescaria na Ilha
 
Rádio
 
Rede Bancária
 
Saneamento
 
Saúde
 
Taxa Preservação
 
Televisão
 
Telefone
 
Trilhas

  Locadora de carro em Recife
   
  WhatsApp Noronha
   


Projeto Tamar protege 900 mil tartarugas marinhas


O Projeto Tamar, que comemora 28 anos, divulgou nesta semana os dados do trabalho de proteção e pesquisa da temporada de reprodução das tartarugas marinhas, que foi de setembro de 2007 a abril. Aproximadamente 900 mil filhotes foram protegidos, totalizando nove milhões de filhotes devolvidos ao mar nas 28 temporadas de reprodução atendidas. Entretanto, nas ilhas oceânicas a temporada ainda não acabou, seguindo até junho próximo. Em dezembro as tartarugas marinhas da espécie verde, Chelonia mydas, iniciaram suas atividades reprodutivas nas bases do Tamar situadas em Trindade, Atol das Rocas e Fernando de Noronha e estima-se que serão protegidos aproximadamente 5,5 mil ninhos de tartarugas verdes.

As 16 bases de proteção às áreas de desova no continente monitoraram aproximadamente 620 km de praias espalhadas ao longo de cinco Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte), onde se concentra a reprodução de tartarugas marinhas.

O esforço de marcação de tartarugas resultou na observação, até março, de 1.070 fêmeas em processo reprodutivo. Dessas, 732 foram encontradas pela primeira vez na praia e 338 já haviam sido abordadas anteriormente, em outras temporadas.

Foram mantidos cerca de 70% dos ninhos no local original de postura escolhido pela fêmea, estratégia de conservação considerada ideal para as desovas de tartarugas marinhas. O projeto atribui essa conquista à continuidade dos esforços de educação ambiental, envolvimento comunitário, disponibilidade de recursos e aprimoramento do monitoramento das praias.

Somente os ninhos que corriam riscos de predação humana ou animal, ação da maré, ou localizados em áreas urbanizadas foram transferidos para locais cercados de incubação, expostos a condições climáticas naturais, ou para trechos seguros de praia.

Indique o site que é Referência sobre Fernando de Noronha para seus amigos
Voltar   Topo








Quem Somos
| Contato | Agente de Viagens | Equipe | Reservas | Mapa do Site

LOCALIZAÇÃO


Ilha de Noronha Turismo e Ecologia
08.335.355/0001-43
Todos os Direitos Reservados - Não vamos medir esforços
para processar quem utilizar qualquer informação não autorizada.

TELEFONES

Recife
+ 55 81 3076.9777
+ 55 81 3465.2735
+ 55 81 98804.1921
+ 55 81 99928.0071

  DEPOIMENTOS


Conheça alguns depoimentos dos
nossos clientes e aproveite para
deixar o seu.
Saiba mais...


Fernando de Noronha - Vir a Noronha requer no mínimo 5 dias, para usufruir dos inúmeros atrativos. Trabalhamos como uma central de reservas de pousadas, hoteis, passeios na ilha, passeios de barco, mergulho, trilhas e muito mais. Mantemos ótimos acordos comerciais com nossos parceiros, e por este motivo oferecemos ofertas exclusivas. Solicite sua reserva e tenha preços especiais.