Fernando de Noronha - Acervo da Ilha Recebe Contribuição
Quem Somos Fernando de Noronha Fotos de Fernando de Noronha Hotéis e Pousadas em Fernando de Noronha Pacote Fernando de Noronha Reservas em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha - Fotos, Passeios, Pousadas, Hoteis, Central de Reservas, Mergulho, Trilha, Mapa da Ilha, Restaurantes
Quer viajar para Fernando de Noronha pagando pouco? Dê seu lance e participe.Fechar

A Ilha de Fernando de Noronha

Resumo
Agitos Noturno
Asp. Histórico
Asp. Científicos
Automóveis
Aviação
 
Calendário
 
Clima em Noronha
 
Combustível
 
Correios
 
Dicas
 
Energia
 
Expedição Noronha
 
Hotéis/ Pousadas
 
Jornais
 
Lua de Mel
 
Mapa da Ilha
 
Mergulho Noronha
 
Notícias
 
Onde Comer
 
Praias e Baías
 
 
Passeio de Barco
 
Passeios na Ilha
 
Pescaria na Ilha
 
Rádio
 
Rede Bancária
 
Saneamento
 
Saúde
 
Taxa Preservação
 
Televisão
 
Telefone
 
Trilhas

  Locadora de carro em Recife
   
  WhatsApp Noronha
   


Acervo da Ilha Recebe Contribuição

O trabalho de resgate histórico de Fernando de Noronha ganha mais uma importante contribuição. A Ilha recebeu a visita de Marlene Uchoa, uma enfermeira noronhense filha de João Uchoa Cavalcanti, ex-secretário dos presídios comum e político e da ex-professora da antiga escola, Júlia Uchoa.

Marlene é o que se pode chamar de noronhense nata. A mãe iria ter o parto no Recife, mas as dores prematuras fizeram com que a enfermeira nascesse aos sete meses na casa onde morava, na Vila dos Remédios, e onde atualmente funciona um restaurante.

Acompanhada da pesquisadora Marieta Borges, responsável pelo trabalho, Marlene fez a doação de um álbum de fotos, que registrou o período em que a família esteve na Ilha. Além dos pais, que prestaram serviço para Noronha, as imagens registram regiões como a Vila dos Remédios e Italcable, Praia da Conceição e Morro do Pico nos anos de 1934 e 1935.

Depois de sair de Fernando de Noronha, a enfermeira foi morar no Rio de Janeiro e depois no Recife. Marlene casou com um paulista e até hoje vive em São Paulo. Ela acredita que o contato com a historiadora e a contribuição que faz ao acervo é uma forma de manter viva a história e a ligação dela com a Ilha. "Já criei vínculos demais como filhos, netos e bisnetos em São Paulo, como não tenho mais condições de voltar para Noronha, essa é uma maneira de eu manter sempre contato com a Ilha e saber que a ´nossa´ história está sendo preservada", revela.

Indique o site que é Referência sobre Fernando de Noronha para seus amigos
Voltar   Topo








Quem Somos
| Contato | Agente de Viagens | Equipe | Reservas | Mapa do Site

LOCALIZAÇÃO


Ilha de Noronha Turismo e Ecologia
08.335.355/0001-43
Todos os Direitos Reservados - Não vamos medir esforços
para processar quem utilizar qualquer informação não autorizada.

TELEFONES

Recife
+ 55 81 3076.9777
+ 55 81 3465.2735
+ 55 81 98804.1921
+ 55 81 99928.0071

  DEPOIMENTOS


Conheça alguns depoimentos dos
nossos clientes e aproveite para
deixar o seu.
Saiba mais...


Fernando de Noronha - Vir a Noronha requer no mínimo 5 dias, para usufruir dos inúmeros atrativos. Trabalhamos como uma central de reservas de pousadas, hoteis, passeios na ilha, passeios de barco, mergulho, trilhas e muito mais. Mantemos ótimos acordos comerciais com nossos parceiros, e por este motivo oferecemos ofertas exclusivas. Solicite sua reserva e tenha preços especiais.